O que é semijoia?

0002000140_ANEL_SJ_CRISTAIS_C_DOU_d

Semijoia é um meio termo entre joias e bijuterias. Vamos entender um pouco sobre isso:

 A semijoia é feita através do mesmo processo de fabricação da joia. Ao invés de fundidas em ouro, as peças são fundidas em uma liga de metal e, depois de todo o processo de acabamento manual de uma joia, recebem um banho espesso de ouro amarelo ou ouro branco. A semijoia se parece tanto com joia porque é feita como joia.


Dicas e Cuidados especiais

Sempre que necessário, limpe sua semijoia utilizando sabão neutro e água, enxaguando bem e secando com uma flanela limpa. Este procedimento remove a gordura natural deixada pelo corpo, além de retirar outras impurezas que poderiam danificar a peça.

Mesmos as joias, peças em ouro maciço, apresentam riscos depois de uso prolongado. Mas como são maciças, um simples polimento devolve a peças às condições originais. Já o polimento da semijoia demanda um novo banho.

Evite raspar a peça em superfícies ásperas, esbarrar em paredes, bordas de piscina, ou usar sua semi joia quando estiver em contato com material abrasivo como areia ou terra. Não convém, por exemplo, usar sua semijoia quando for brincar com as crianças na areia ou fazer jardinagem.

Sua semijoia poderá se deformar da mesma maneira que uma joia caso não receba os cuidados necessários. Quando sua semijoia cair no chão, não pise. Dependendo da queda, a peça pode sofrer deformação; após uma queda, verifique os danos.

Ao levantar objetos pesados retire os anéis, pois eles poderão amassar.

Ao se movimentar, cuidado para que colares, brincos, pulseiras, etc não enrosquem em algum objeto: as peças poderão se deformar ou partir. Se uma peça partir em um local de solda, só poderá ser consertada por pessoas especializadas e deverão receber novo banho.

Caso a ruptura aconteça numa montagem com argolas, a peça poderá ser consertada utilizando-se dois alicates apropriados.

Deixe uma resposta